Scroll

A Walk on the Creative Side

Uma série de espaços e agentes criativos profissionais convidam-nos a descobrir os seus ambientes e trabalhos.

Conhecer no Douro os negócios que já estão a transformar o ecossistema criativo do território é a proposta da ação final do Douro Creative Camp. Depois de, durante o último ano, este programa ter apoiado, potenciado e capacitado futuros empreendedores criativos, chegou a hora de ir conhecer o que de melhor por aqui já se faz.

Propomos conhecer uma pequena, mas significativa amostra do cada vez mais diversificado, dedicado e relevante trabalho criativo profissional, que está a acontecer na região, em espaços urbanos e rurais, muitas vezes improváveis. Queremos saber como trabalhavam e como se relacionavam, entre si, com o mundo e com os lugares onde estão inseridos.

Mas não o queremos fazer sozinhos. Pensamos que é importante que a comunidade saiba e conheça o que fazem e como contribuem para a preservação e valorização económica, social e cultural do Douro.

A edição zero do Walk On the Creative Side integra 28 projetos de Vila Real, Peso da Régua e Lamego.

Programa

1º dia - sexta, 12.04

Abertura ao público dos espaços selecionados. O público terá acesso aos espaços sede e/ou de produção, nas quais haverá um acolhimento feito pelos próprios artistas e criativos, promovendo a interação visitantes/universo criativo.





1. T0 - Cowork de Indústrias Criativas
Lateral (Direção de Arte)
Ponto (Produção Audiovisual)
Darqe (Arquitetura e Engenharia)

Coletivo Farra, Inauguração da exposição com Djs Set das 18h às 19h

10h - 19h
Rua dos Combatentes da Grande Guerra,
nº23, 1º, Vila Real

2. Transa, Cooperativa Cultural
Covilhete na Mão (Produtora de Eventos)
O Revelador (Fotografia)
Bisarro (Artesanato, Design de Produto)
Incalma (Design Gráfico, Produto)
Catarina Lima (Fotografia)
Luscofia (Design Gráfico)
Cara Cidade (Arquitetura, Divulgação)

10h - 18h
Centro Cultural Regional de
Vila Real, Largo de S. Pedro, 3, Vila Real
3. Inquieta, Produção e Comunicação Cultural
(Produção e comunicação Cultural)

10h - 18h
Rua Padre Max, Bloco 4,
3º Drt, Vila Real

4. Traga_Mundos - livros e Vinhos, coisas e loisas do Douro
(Poesia, Literatura, Património, Artes, Produtos Regionais)

10h - 20h
Rua Miguel Nombarda, 24, Vila Real
5. Belém Lima Arquitectos
(Arquitetura)

10h - 13h e 14h30 - 18h
Rua do Entroncamento,1,
Vila Real

6. JBJC - Arquitetura Paisagista
(Arquitetura Paisagista)

14h30 - 18h
Rua Alves Torgo,
Loja 10, Vila Real
7. Mafalda Magalhães Photographer
(Fotografia)

9h30 - 12h30 e 16h30 - 18h30
Rua Actor Rua de Carvalho
Lote 6, Loja 1, Vila Real

8. Escola de Bailado de Vila Real
(Escola de Dança)

17h - 20h30
Rua Dr. Pedro Serra,
Lote S, Loja 10, Vila Real
9. Casa do Brincar
(Espaço Infantil)

9h - 13h e 14h30 - 20h
Rua Dr. Manuel Cardona,
Vila Real

Bleam
(Agência de Marketing Digital)

10h - 13h
Régia Douro Park,
Vila Real
10. Rádio Universidade FM
(Rádio)

9h30 - 12h30 e 14h30 - 18h
Rua Actor Rua de Carvalho,
Bloco A, Vila Real

11. Rádio Voz do Barão
(Rádio)

10h - 13h e 14h - 17h
Rua Padre Max, Bloco 2,
2º Drt. Vila Real
12. Club de Vila Real
(Associação Cultural)

21h30 - 02h00
Av. Carvalho Araújo 53,
Vila Real

2º dia - sábado, 13.04

Visita Guiada
10h30 - 12h30 - Visita guiada pelos seguintes espaços em Vila Real:

- T0 - Cowork de Indústrias Criativas
- Transa, Cooperativa Cultural
- Traga_Mundos - livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
- Inquieta Produção e Comunicação Cultural
- JBJC - Arquitetura Paisagista

(inscrição para a visita guiada
Ficha de Inscrição)

Ponto de Encontro T0 - Cowork de Indústrias Criativas

14h30 - Transfer de Vila Real até Lamego
Ponto de Encontro: Largo do Pelourinho
(para transfer é necessário a inscrição prévia em Ficha de Inscrição)
17h30 - Performance "Fragmentos de uma Anatomia" (Anatomia da Extinção)
De João Pedro Fonseca/Zigur Associação Cultural

Duração: 45 minutos. Maiores 16 anos.

Uma criação de João Pedro Fonseca | Texto: Manuel Bogalheiro | Cenografia e desenho de luz: João Pedro Fonseca | Sonoplastia: Manuel Bogalheiro.

Não era propriamente o habitat natural mais complexo. Antes víamos a fronteira como uma muralha monolítica e invisível. Percebemos depois que a fronteira, avançando indiscernivelmente a cada décimo de segundo, estava a colonizar tudo o que tocava com a centelha do seu poder transformador. Que rasto da nossa presença poderia restar depois de a fronteira nos atingir? Que novo espectador poderia surgir para, depois da extinção, observar os vestígios dos nossos dramas como se de um habitat – morto e perdido no tempo – se tratasse?
15h00 - Paragem em Peso da Régua,
Visita ao espaço:
Marta Barata: Studio, Shop and School
Travessa do Midão, Lote 2, Peso da Régua

16h00 - Saída para Lamego

16h30 - Visita à Casa do Artista Solar
da Porta dos Figos/Zona - residências Artísticas
de Lamego com a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Lamego, Dra. Ana Cristina Rocha, o Arq. Belém Lima, responsável pela reconversão do edifício e Afonso Lima e João Pedro Fonseca da Zigur Associação Cultural

18h15 - Encerramento do A WALK ON THE CREATIVE SIDE com lanche convívio.

18h45 - Regresso a Vila Real

21h30 - Encerramento do Douro Creative Hub no Teatro de Vila Real com atuação da BANDA SINFÓNICA TRANSMONTANA (premiado Prémio Douro Criativo).

Glossário dos Projetos

T0 - Cowork de Indústrias Criativas
O primeiro Cowork de Indústrias Criativas na Região tem como missão, fomentar a partilha entre várias empresas e projetos das áreas criativas para juntos impulsionar esta indústria e contagiar outras empresas a trabalhar em ecossistemas criativos.
Lateral
A lateral é uma agência criativa especializada em direção de arte em projetos de comunicação, com uma orientação essencialmente criativa. Destacam-se serviços de criação e lançamento de marcas e comunicação de eventos. Trabalha com clientes dos mais variados sectores económicos, no domínio público e privado, com particular enfoque para a cultura, turismo, vinhos/gastronomia e educação.
Ponto
O casamento é um “PONTO” fundamental na vida de um casal e esta empresa procura casar o amor com o cinema. Propôe-se a emprestar a a sua criatividade para imortalizar em vídeo o casamento.
Darqe
Darqe é um gabinete de arquitetura e engenharia que nasce em 2016 pela determinação de dois empreendedores com formação em arquitetura e engenharia civil. Oferece um serviço rigoroso na procura de soluções que concilie aspetos fundamentais como a qualidade, a funcionalidade, a estética e a economia.
Coletivo Farra
O Coletivo Farra é um coletivo criativo, sediado em Vila Real que fomenta a programação cultural através da organização de concertos, exposições e instalações de arte. Promovem uma programação alternativa, procurando fugir aos parâmetros convencionais da cultura oferecida na região.
Transa Cooperativa Cultural
A Transa é uma cooperativa cultural que serve de apoio em Design e Multimédia a profissionais das áreas da cultura e da criatividade.
Covilhete na Mão
A Covilhete na Mão é uma agência de booking/promotora/produtora de concertos criada em 2012 em Vila Real.
Dar a conhecer o que de novo se faz, em concertos que dão primazia à vivência intimista da música, é o que a Covilhete na Mão oferece.
O revelador
O Revelador é o pseudónimo de Lino Silva.
Revelador é quem mostra a história. A Revelador trabalha na área da fotografia captando os mais diversos momentos: eventos, produto, espetáculos, publicidade, arquitetura, retrato, pessoal, promove ainda ações de formação/workshops.
Bisarro
Bisarro é um projeto que pretende valorizar e dinamizar a arte da olaria preta através da criação, modernização e comercialização de novas formas e conceitos.
In Calma
INCaLMa é Inês Caldas, ilustradora e designer.
Catarina Lima
Catarina Camera Work é um projeto onde Catarina trabalha a fotografia em várias vertentes, desde a área mais comercial a trabalhos particulares, nomeadamente, fotografia de eventos, restauro/edição de imagem, organização de Workshops de fotografia analógica, fotografia documental e fotografia de autor.
Luscofia
Luscofia é um estúdio de projetos gráficos.
Cara Cidade
Cara Cidade, é um projecto de consciencialização para a arquitectura. Deseja resultar uma exposição participativa bi-anual a decorrer em Vila Real de Outubro a Dezembro.
Inquieta, Produção e Comunicação Cultural
A Inquieta acredita que através da cultura pode fazer acontecer. A criatividade é o ponto de partida para a criação, concretização e comunicação de projetos de diferentes áreas.
Traga_Mundos - Livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
A Traga Mundos é uma livraria e espaço especializado em Trás-os-Montes e Alto Douro. Pretende construir uma referência quando se pensa na região, seus autores e cultura, vinhos e tradições, produtos e artesanato. É também uma galeria de arte, onde se realizam diversos eventos: exposições, apresentações de livros, tertúlias, workshops e oficinas. Um ponto de partida e convite para passeios e visitas à região.
Belém Lima Arquitectos
Um atelier, de interiores brancos num edifício vestido de negro. Belém Lima Arquitectos faz uma arquitectura que deve “igualar-se à paisagem”, mas que integra também referências distantes, de outros trabalhos arquitectónicos, de pintura, de desenho e do quotidiano. Na região encontram-se diversos edifícios com a sua assinatura: em Vila Real - o Museu da Vila Velha (em 2018, vencedor do Prémio Arquitectura do Douro), o Conservatório de Música, a Biblioteca Municipal; em Santa Marta de Penaguião - a Adega Alves de Sousa e em Lamego - o Solar da Porta dos Figos, ambos candidatos ao prémio Mies van der Rohe.
JBJC - Arquitetura Paisagista
João Bicho e Joana Carneiro, arquitectos paisagistas, fundaram o atelier em 2011, oficializando uma colaboração que mantinham há vários anos.
Com projectos de diferentes escalas, a área de atuação do atelier compreende desde jardins particulares a empreendimentos turísticos, passando pela intervenção em espaços públicos, a recuperação de áreas degradadas, e o desenvolvimento de estudos de ordenamento do território. A empresa reúne hoje uma alargada equipa movida por uma mesma motivação e desafio: o desenvolvimento de um trabalho em constante evolução, que se altera a cada momento, já que incide, afinal, em organismos vivos.
Mafalda Magalhães Photographer
Mafalda Magalhães Photographer é um projeto fotográfico vilarealense especializado em fotografia de recém-nascidos. A mentora do projeto apesar de prestar todo o tipo de serviços fotográficos tem um especial interesse por esta vertente fotográfica pela ternura que cada um desses registos lhe transmite.
Escola de Bailado de Vila Real
A Escola de Bailado de Vila Real teve, desde a sua fundação em 1994, como objetivo primordial promover o gosto pela dança, orientando cada aluno para a realização do seu objetivo pessoal, quer este seja lúdico, ou tendo em vista a formação para uma carreira profissional. Registada na Royal Academy of Dance, e mantendo como base o Ballet Clássico, é também possível praticar outras áreas da dança como o Jazz, Hip Hop, Danças Latinas e de Salão entre outras modalidades.
Casa do Brincar
A Casa do Brincar tem portas abertas para a rua e o horizonte na janela. Promove o brincar livre ao criar um espaço seguro para se assumirem liberdades criativas; onde o proposto respeita o pensamento, maturidade e ritmos dos participantes; onde é possível tentar sem medo de falhar, criar sem medo de mostrar, conhecer-se a si e ao outro; onde se pode Brincar.
Bleam
Atentos às novidades do mercado digital, a Bleam apresenta um caráter inovador, com o objetivo de desenvolver as mais recentes soluções de gestão e comunicação online para empresas.
Rádio Universidade FM
A Universidade FM, inicialmente designada Rádio Universidade Marão, começou a emitir de uma cave do edifício ex-DRM, em Vila Real, em Maio de 1986. Em Dezembro de 1989 passou a deter licença para todo o concelho e instalou os estúdios na Quinta do Espadanal. Deste 2004, os estúdios localizam-se nas Residências Universitárias da UTAD, na zona nova da cidade, ao lado do Parque do Corgo e do Teatro Municipal de Vila Real.
Rádio Voz do Marão
Fundada em 2 de Maio de 1986 por um grupo de Vilarealenses que pretenderam criar uma rádio da cidade, tem por objectivo principal, e desde a primeira hora, dotar a cidade bem como toda a Região de Trás-Os-Montes e Alto Douro de uma Rádio com uma programação de grande qualidade e diversidade, virada para a Informação de carácter regional, o Desporto, a cultura, as artes e todas as formas de expressão locais e tradicionais. A rádio das pessoas... a rádio de Vila Real!
Club de Vila Real
O Club de Vila Real é uma associação que apoia a criação cultural e artística, cedendo o seu espaço como palco para diversos artistas, bandas, residências artísticas, exposições, workshops e outros projectos. Com o intuito de inserir Trás-os-Montes no circuito cultural do país, incentiva a partilha de experiências e novos conceitos culturais.
Marta Barata: Studio, Shop and School
Marta Barata Studio Shop and School é um espaço para colocar em prática ideias e técnicas criativas e onde se pode aprender diversas técnicas plásticas, ainda que direcionado para a cerâmica. Neste projeto está incluído também um espaço comercial para divulgação e aquisição de trabalhos pessoais e artísticos.
Casa do Artista Solar Porta dos Figos
A Casa do Artista Solar da Porta dos Figos é um edifício municipal que integra um Centro de Artesanato e Ofícios Tradicionais/Galeria de Arte e um espaço para residências artísticas (ZONA - Residências Artísticas de Lamego). Com projeto de arquitetura de recuperação e adaptação do atelier Belém Lima Arquitectos, o edifício foi candidato, em 2017, ao prémio Mies van der Rohe.
Zona - Residências Artísticas de Lamego
ZONA é uma plataforma de arte contemporânea sediada em Lamego. Emergiu da necessidade de dinamizar e trazer ao território as mais diversas expressões artísticas contemporâneas. Os artistas e projetos integrados na ZONA são tendencialmente selecionados com o propósito de desenvolverem e trabalharem as suas obras em relação simbiótica com o espaço e a localidade.
A ZONA é dinamizada pela Zigur Associação Cultural sediada em Lamego, e que promove também na cidade o ZigurFest festival dedicado inteiramente à música e arte portuguesa contemporânea.
Top